Meditação Transcendental São Paulo - Sociedade Internacional de Meditação


Ir para conteúdo

Perguntas frequentes sobre a Meditação Transcendental


1. Qualquer pessoa pode aprender a técnica da Meditação Transcendental?
Sim, qualquer pessoa pode aprender a meditação, independente de religião, credo, nível econômico-social ou raça. Porém alguém poderia pensar "eu jamais conseguiria ficar sentado por 20 minutos", ou "sou muito estressada e não conseguirei", ou ainda "eu serei a única pessoa no mundo incapaz de aprender". Não se preocupe, nada disso é verdade. O aprendizado é simples e fácil pois esta técnica de meditação usa princípios naturais e automáticos que funcionam sempre e não exigem fé para se aprender e praticar. Por ser simples, natural e espontânea, ela não exige concentração, esvaziar a mente ou qualquer esforço. Todos podem aprender a MT.

2. Quanto tempo de prática de meditação é necessário para sentir resultados?
Normalmente os resultados são imediatos: sentimos um profundo relaxamento já no curso de aprendizado. Os cientistas que estudam a MT definem este relaxamento como um quarto estado de consciência, uma experiência de repouso em alerta, em que você está totalmente desperto, mas num profundo e agradável relaxamento. Esta experiência é chamada Transcendência e em geral acontece já nos primeiros dias do curso.

3. Posso meditar em qualquer lugar e quantas vezes quiser?
Muitos pesquisadores investigaram a fundo a técnica da MT e chegaram à conclusão de que os benefícios máximos são alcançados por pessoas que a praticam por 20 minutos, duas vezes ao dia, com regularidade. Quanto ao lugar, pode ser praticada em casa, dentro de um carro ou ônibus, aviões, escritórios, salas de espera, igreja, ao ar livre - basta que encontremos um lugar para sentar confortavelmente por cerca de 20 minutos.

4. É possível aprender a Meditação Transcendental através de livros, fita, ou videos?
Cada indivíduo é único, com um sistema nervoso diferente dos outros. Portanto, cada um de nós tem um tempo de aprendizagem e experiência únicos. Instrução pessoal com um professor autorizado de MT assegura o aprendizado correto da técnica e sua prática sem erros. Ler um livro, escutar uma fita ou vídeo, não podem dar a necessária experiência individual de aprendizado. Com uma instrução personalizada correta, você terá benefícios máximos, a segurança da verificação da sua experiência, e instruções corretas dadas por um professor de meditação qualificado e experiente.

5. Qual a relação entre a MT e Yoga?
Depende do que você chama de Yoga:
a) como posturas do corpo: na MT sentamos em uma cadeira confortável, fechamos os olhos e praticamos a técnica.
b) como práticas de meditação: a MT é única, bastante fácil de aprender e praticar, não exige concentração, esvaziar a mente, contemplação, controle mental, visualização, relaxamento progressivo, etc.
c) como meio de alcançar níveis de consciência mais elevados: a MT é, provavelmente, o método mais rápido, eficiente e confortável para atingir esses níveis.

6. Eu me sinto bem, porque deveria aprender a MT?
Porque ela dá repouso muito profundo e, conseqüentemente, maior energia para todas as suas atividades. Ela traz realização ainda maior a qualquer pessoa que já se sinta satisfeita. Com a prática regular qualquer pessoa se aperfeiçoa na realização de seus objetivos com menos dispêndio de energia.

7. A MT não é uma fuga?
Não. A MT é uma técnica para melhorar a qualidade da nossa atividade. Ela aumenta a nossa habilidade de agir com eficiência. Quando a praticamos ganhamos energia e clareza mental e nos preparamos para enfrentar os problemas com maior facilidade.

8. De que forma a MT pode me ajudar na escola?
O aumento do uso da nossa capacidade mental torna-nos mais eficientes, com a mente mais clara, mais inteligentes, com maior facilidade de aprendizado e compreensão, e com mais percepção, capacidade de avaliar, de refletir. Essa maior capacidade de percepção, nos permite perceber os valores mais interessantes e profundos dos vários ramos do conhecimento. Com maior interesse, somos capazes de estudar com mais facilidade e prazer, naturalmente melhorando o nosso desempenho acadêmico.

9. A MT melhorará a minha habilidade nos esportes?
Sem dúvida. A MT melhora a coordenação entre a mente e o corpo, acelera o tempo de reação (reflexos mais rápidos), reduz a tensão e o esforço que impedem um desempenho de melhor qualidade. Qualquer atividade, incluindo o esporte, torna-se mais eficiente quando a mente está clara e o corpo responde melhor às nossas necessidades.

10. A MT é como dormir?
Não. Há provas científicas de que a MT produz um quarto estado de consciência, distinto do sono, do sonho ou da vigília. É um estado de repouso em alerta, um nível hipometabólico de vigília, no qual o corpo atinge profundo repouso enquanto a mente está completamente desperta.

11. O sono da noite não é suficiente para eliminar os estresses e tensões?
Apenas parte deles. Muitas das nossas atividades diárias estressantes deixam resíduos no sistema nervoso que não são eliminados durante o sono de uma noite. Com o tempo esses resíduos se acumulam na fisiologia e passam a bloquear o uso pleno da nossa capacidade mental, física e emocional. Por outro lado, estudos científicos indicam que durante a prática da MT obtemos um nível de repouso mais profundo que o do sono da noite. Esse repouso é capaz de eliminar os resíduos acumulados de estresses e tensões mais intensos, removendo assim os bloqueios ao uso da nossa capacidade plena, permitindo-nos assim viver uma vida mais completa e satisfatória.

12. Eu pratico tênis para relaxar, meu amigo ouve música, minha esposa faz relaxamento. Fazer exercício, escutar música agradável ou o simples relaxamento não têm o mesmo efeito da MT?
Jogar tênis, golfe, fazer jogging, jardinagem, andar de bicicleta, ler um livro, ouvir música suave, pescar, etc., são agradáveis e relaxantes. Embora essas atividades tragam um certo relaxamento e uma mudança bem-vinda de rotina ou de ritmo, na realidade, elas não eliminam o stress e as tensões profundamente enraizados. Mesmo parecendo relaxantes elas mantém a mente e o corpo ativos. O verdadeiro antídoto para o stress é o repouso profundo. Quanto mais profundo o repouso maior a eliminação de estresses e tensões. A MT não é apenas mais uma forma de atividade, distração ou recreação. Ela é uma técnica para dar repouso profundo ao nosso sistema físico e mental. E esse repouso é muito mais profundo do que descansar, ouvir música, relaxar de olhos fechados e todas essas outras atividades.

13. A Meditação Transcendental é uma forma de hipnose?
Não. A Meditação Transcendental não é uma técnica de hipnose, auto-sugestão ou auto-hipnose. Hipnose envolve sugestão. A MT é natural e não usa crença ou sugestão.

14. Tenho medo de me voltar para meu interior. E se eu encontrar algo que não queira descobrir ou pensar?
A MT é uma experiência simples, tranqüila, e freqüentemente agradável, que nos proporciona a liberação das tensões e dos estresses sem ao menos termos que pensar neles.

15. A Meditação Transcendental não é igual aos outros tipos de meditação?
Não. Outros métodos de meditação e desenvolvimento pessoal envolvem o esforço de concentração, esvaziar a mente, ou algum tipo de contemplação ou controle mental. Isto os torna cansativos, difíceis e ineficientes. Como a MT é natural e não requer esforço algum, ela é muito fácil de aprender e praticar, funciona, e não exige nenhuma habilidade especial.

16. Se a pessoa não aceita todas essas explicações, mesmo assim a técnica da MT funcionará com ela?
Com certeza. A MT é uma técnica que funciona automaticamente, independente de acreditarmos ou não.

17. A MT, então, não é uma questão de fé?
Não. Acreditar ou não, não tem influência na prática. Por isso chamamos a técnica da MT de técnica. É um procedimento mecânico e produz o efeito necessário quer acreditemos ou não. A pessoa pode ser 100% cética sobre a técnica e mesmo assim ela funcionará perfeitamente. Pense na Lei da Gravidade: quer você acredite ou não em gravidade, se deixar cair uma bola de tênis, ela cai mesmo. Da mesma forma, a técnica da MT é automática e funciona para todos.

18. Há algum conflito entre a técnica da MT e a minha religião?
Não. E embora a Meditação Transcendental não tenha nada a ver com religião, sua prática regular fortalece a experiência religiosa. Hoje, milhões de pessoas de todas as religiões praticam a MT em todo o mundo.

19. Quando aprendo a Meditação Transcendental, passo a fazer parte de alguma organização?
Não. Uma vez que tenha aprendido a MT você a pratica individualmente, sendo independente e auto-suficiente. A Sociedade Internacional de Meditação (SIM) oferece acompanhamento do seu progresso pela assistência do professor sempre que você sentir necessidade de tirar dúvidas ou verificar a prática. E para aqueles que desejarem, a SIM oferece atividades adicionais opcionais.

Home | Benefícios Práticos | Quem Ensina | Como Aprender | Horários-Local | Dúvidas Comuns | Saiba Mais | Mapa do site


Voltar para conteúdo | Voltar para menu principal